Diário de Guerrilha: 25/12/2003. Preciso entrar em detalhes sobre meu atual estado de espírito ? Que bom. Aproveito para desejar a todos que se alistaram como voluntários nesta Guerrilha um 2004 mais bacana.

So this is Xmas...

Nas ruas: Multidão, uma diversidade de pacotes, sacolas e embrulhos. Estacionamentos lotados. Ao contrário da Europa, na maioria das cidades brasileiras faz um calor abrasador; Papais-Noéis derretem suas adiposidades em meio aos indefctíveis ho-ho-hos. Enfeites e luzes nos edifícios, desafiando todo e qualquer apagão.

Na TV: Promoção disso, promoção daquilo. Guerra das cervejas. Guerra dos Celulares. Guerra das redes de lojas de eletrodomésticos. Especiais - aqueles que você vê todo ano. Filmes sobre o Natal. Séries exibem episódios sobre o Natal.
Vinhetas com temas natalinos. (Ouça o rádio; o stress é menor).

Nos Shoppings: Frenesi nas praças de alimentação. Crianças chorando. Pais à beira de um ataque de nervos. Filas intermináveis - aliás, a única coisa que está quase no fim é o seu limite, tanto no cartão, no cheque especial, e a sua paciência. Duas horas para achar uma vaga. Três para sair dela. Você usa a água do radiador para engolir melhor o terceiro Lexotan.

Em Casa: O cheiro do peru assando domina o ambiente; a cozinha está no mais completo caos. Você separa uma roupa bacana para cear, trocar presentes e depois lavar a louça (opcional no pacote de Natal: ver TV, comentar com seus cunhados sobre o decote da prima, se constranger diante da embriaguez daquele tio que sempre faz uma baixaria diferente a cada 25/12).
As crianças apanham por comer o tender antes da ceia e a filha mais velha anuncia que vai passar a noite fora. Num Motel.

Na sua Cabeça: "Puta, que saco"; uma emotividade de hora marcada, não espontânea e artificial. Uma certa melancolia que você percebe desde que perdeu a crença no Papai Noel, e espera se esquivar dela com vários copos de cidra (que deprimente)...
Os presentes, o panetone pela metade, pedaços de casca de nozes no tapete, o mendigo que passa na rua lá embaixo enquanto você joga o que restou do chester no lixo. E, quase sem querer, você se sente como aquele personagem do filme The Wall, e se pergunta, em meio à uma crise existencial sem precedentes: "O que é que eu estou fazendo aqui ?" (Sobe a música incidental, Confortably Numb). Corta para um close na árvore de natal: Alguém grudou um chiclé num dos galhos.

O que se comemora MESMO a cada 25 de Dezembro ?

A vinda de um menino judeu, que fez da bondade, amor ao próximo e do desapego aos bens materiais os caminhos para se encontrar com Deus - na definição literal da palavra Religião.

Enquanto perdemos nosso tempo (e, sobretudo, nosso dinheiro) priorizando os aspectos meramente comerciais desta data tão importante, deveríamos refletir - um pouco, pelo menos - que o aniversariante deveria ser mais importante que o aniversário que comemoramos de forma consumista e sem a menor reflexão - transformamos uma data sagrada numa festa pagã.

Feliz aniversário, Jesus Cristo. E perdoai-vos, pois prefiro acreditar que eles não sabem o que fazem.

Post dedicado à Tata, uma menina que como eu, também repudia tudo isso, mas hoje fez uma puta faxina em casa. Quer estiver precisando de um topzinho branco, tem um em cima do telhado da vizinha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário